terça-feira, 15 de junho de 2010

Exodus

"Tomo um remédio chamado Exodus. Um antidepressivo pra quem tem problema de pânico. Eu tenho problema de pânico. Por pânico entendo momentos em que tive a plena certeza de que iria desintegrar em praça pública, nua, e pessoas enviadas do inferno tirariam a minha pele com giletes podres para vender numa feira macabra. E eu estava apenas comprando pão na padaria ao lado de duas senhorinhas e uma criança.
Sim, eu tenho esse problema. Não tenho orgulho, mas também não tenho vergonha. Só acho, confesso, que susto pela vida não dá em gente besta. E eu sou bem esquisita mas definitivamente não sou besta. E apesar de viver dizendo que não, gosto pacas de mim quando consigo.
Não é sempre que a coisa dá, mas é como se fosse: o pânico é um eterno medo do primeiro pânico. Você passa inexplicavelmente mal (ou muito explicavelmente se quiser entender) uma vez e depois apenas convive com a certeza de que pode, uma vez que já pode, quase não morrer novamente. E de fato a coisa volta. E volta. E volta. E quando não volta, simplesmente está. Quem tem a coisa estranha, tem a coisa estranha sempre, a diferença é que quando estamos ou queremos estar bem, viver distrai. E pra mim, aprendi recentemente, viver é exatamente isso: se distrair do medo que dá pensar em viver.
Enfim, durante muito tempo não sai de casa sem minha cartelinha de Rivotril sublingual. Pra ir do quarto até a cozinha de casa eu levava uma no bolso. Mas as coisas melhoraram e eu simplesmente não tenho mais cartelinhas de Rivotril. Fiquei apenas com o Exodus, uma vez ao dia, 10 mg, depois do café da manhã. Há meses sem brigar com mamy, sem brigar no trabalho, sem brigar no trânsito, sem querer esfaquear mocinhos (a não ser quando eles realmente merecem), sem ter medo de velhinhas esquartejadoras na padoca da esquina. Não posso negar que o tal do Exodus me faz bem. Até a manhã de hoje, em que o danado do remédio simplesmente acabou sem o meu planejamento.
Tudo bem, algo aparentemente fácil de resolver. Era só ligar pra psiquiatra e pedir uma receita. Ligo, ela atende, celular falhando: “não estou no Brasil”. Tudo bem, fácil de resolver, era só ligar pra minha amiga pediatra. Ligo, ela atende “eu tenho uma receita médica com dois peixinhos dando um beijo, tudo bem?” Acho que não. Melhor não, né? Sei lá, tomar um remédio com nome de disco do Bob Marley já é humilhação suficiente, não preciso de uma receita com peixinhos apaixonados. Nem aceitariam, acho. Tudo bem, fácil de resolver, eu tinha que ter tomado o remédio às dez da manhã e já são duas da tarde, mas o que não me falta é amigo doido. Ligo pro V. Você vai ao psiquiatra hoje? Ele fica puto “por quê? Você acha que eu deveria?”. Não, esse tá pior que eu. Tento o K. Você tem algum amigo médico? Ele fica puto “pô, Tati, já te falei que se você quer um cara rico, mercado financeiro é muito melhor que hospital”. Não, eu quero uma receita, mas deixa pra lá. Tento meu ex namorado que trabalha num prédio com 45 psiquiatras, mas quando escuto a voz dele, começo logo a fazer piada nervosa e não me explico direito. Algo sobre uma receita, sobre um remédio, sobre o Bob Marley, sobre minha vagina. Perai, me perdi um pouco. Ele não entende, mas ri, e eu preciso mais do que nunca do Exodus acalmando meu sangue. E agora? E agora? Tento minha mãe, mas o que minha mãe tem a ver com isso? Nada. Mas por via das dúvidas eu sempre tento a minha mãe. Tento minha analista. Ela não atende. O mal de não ser louco de verdade é que meu tratamento nunca é VIP. Eu sou só uma esquisitinha mimada que esqueceu de pedir a receita do remédio do cagaço. Mas nada disso importa, eu preciso do remédio e pronto. Pra sentir a falta da química enjoando meu sangue e dando vazio no centro da minha cabeça ainda demoram três dias, mas psicologicamente falando, já estou tonta e com o coração disparado. Se eu pagar mil reais, será que o farmacêutico me vende?
Lembro de um leitor neurologista, que me escreve umas obscenidades de vez em quando. Me arruma uma receita, Fulano? Arrumo, mas você tem que vir pegar em casa, umas onze da noite. O Exodus tá valendo a prostituição? Não. Não tá. Então o quê? O quê?
Às sete da noite, depois de tentar todas as ideias possíveis (inclusive, comprar uma caixa deixando minha carteira de motorista na farmácia até conseguir a receita com a minha psiquiatra na próxima terça-feira) já estou engolindo cinco litros de água por minuto e tremendo mais que dependente de drogas (ops!). Ligo então para uma clínica ortopédica que fica em frente ao meu trabalho. Preciso ir aí agora, entende? Agora? Você fraturou alguma coisa? Sim, o cérebro. Preciso ir agora. O doutor Alê me recebe. Eu tenho vontade de abraçar o doutor Alê. Vou direto ao assunto: eu tenho lordose, escoliose, cifose e o dedão do meu pé pode ser seu mestrado em ossatura extraterrestre, mas eu vim mesmo porque preciso de uma receita de antidepressivo. É feio fazer isso, eu sei, mas muito mais feio é ter medo de gente na padaria, entende? Doutor Alê faz a receita pra mim, Exodus, 10 mg, duas caixas, me olha, sorri, amigo: “sabia que pra homem esse remédio funciona pra ejaculação precoce?” Pra mulher também, doutor Alê, ansiedade é um gozo tão prematuro de felicidade que parece tristeza. Mas eu chego lá."

(Tati Bernardi)

P.s: o chapéu nunca serviu tão bem... obrigado tati.

23 comentários:

Stagnun Iguinis disse...

que coisa, não!?

Também estou tomando Exodus 10mg, e Ritrovil 0,25mg 2x ao dia por causa também do maldito pânico.

Anônimo disse...

"viver é exatamente isso: se distrair do medo que dá pensar em viver."
seu blog é bem interessante, parabéns!

fátima disse...

Ola! olha...meu caso é um pouquinho mais complicado...tomo Exodus 10 mg e Rivotril 2mg para depressão, ansiedade e pânino. Acontece que faço tratamento para câncer de mama e tomo um remédio chamado Tamoxifeno. Alguém pode me dizer se o Exodus tira a eficácia do Tamoxifeno? Se alguém puder me responder ficarei muito feliz! Bjs. Fátima

Anônimo disse...

Descreveste exatamente o desespero e todas as alternativas que eu procurei para conseguir o maldito (no caso bendito) exodus...

Ufa!

Unknown disse...

OLÁ QUERIDA ADOREI O SEU JEITO HUMORADO DE VIVER SEUS PROBLEMAS, ACHO QUE ESTOU COM PROBLEMAS...
BOA SORTE E QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

Hugo disse...

Boa noite!Me chamo Hugo,sempre fui uma pessoa explosiva no sentido de falar realmente o que pensa embora isso possa magoá outras pessoas... aquilo de não ficar guardando nada!Minha esposa é totalmente contrária guardando tudo pra sí alguns dias vim notando ela triste amoáda encostada pelos cantos meia chorosa,me ligando várias vezes ao dia desanimada com trabalho embora ama o que faz profissão PROFESSORA hoje dia 17/04/2011 foi a gota dágua derrepente começou a chorar nervosa - anciosa - deprimida - triste gente só quem senti sabe descrever.E pra quem tá perto sofre mais ainda em v aquela pessoa do seu lado sem dor aparente e dizer que preferia estar sentindo uma dor do que passar por isso,então imediatamente peguei o livreto do plano de saúde comecei a ligar para conseguir uma emergência PSIQUIATRA Nossa com muito custo conseguir uma consulta as 19:00hs sai eu feito um louco da FREGUESIA JPA para gavea dirigindo nervoso coração acelerado que chegava sentir aquele incomodo no pescoço e minha mulher ali do lado chorando dizendo por favor não me deixe internar não quero ficar lá no hospital nossa filha tá em casa sózinha ela só tem 10 anos UFA gente esse domingo foi barra em fim chegamos na clinica uma médica muito bom conversou um bom tempo com ela e receitou o tal EXODUS 10 MG mais RIVOTRIL senti que ela saiu do consultorio um pouco mais tranquila,espero que essa medicação faça efeito logo é dificil conviver ao lado de uma sofrendo e vc não poder fazer nada. Á MALDIÇÃO DO SÉCULO DOENÇA MENTAL ESTRESSE....

Chcm disse...

Perdi a vontade de escrever mas enfim a diferença entre nós é o sexo... apenas... talvez o QI... hmm... algo mais... Gostei mas agora não gosto mais... entende?! vou começar a tomar essa bosta do Exodus hj que por sinal o nome me remete aquela porcaria de latim... será q vou gostar????? Tchau.

betania disse...

OLÁ ME CHAMO BETANIA TAMBÉM ESTOU TOMANDO ESTA MEDICAÇÃO, EXODUS E RIVOLTRIL, PORQUE DESDE A INFÂNCIA TENHO SOFRIDO COM ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE, MAS QUERO DIZER A VOCÊS QUERIDOS QUE DEVEMOS SIM FAZER O TRATAMENTO QUE O NOSSSO MÉDICO NOS PASSA, MAS EU TAMBÉM TENHO UMA OUTRA GRANDE RECEITA QUE É MELHOR AINDA, E ESTÁ NO SALMO 23, NÃO SINTO VONTADE DE TIRAR A MINHA VIDA, AO CONTRÁRIO QUERO VIVER MUITO, POIS TENHO UM FILHO LINDO PARA CRIAR, E ESTE SALMO DIZ QUE AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA E DA MORTE NÃO TEMEREI MAL ALGUM PORQUE TU ESTAIS COMIGO, LEIO LIVROS COMO CURA PARA OS TRAUMAS EMOCIONAIS, A PISICATRIA DE DEUS,ÁLIVIANDO A BAGAGEM, PÉS COMO OS DA CORÇA NOS LUGARES ALTOS, CANTO E LEIO A BÍBLIA VALE MUITO A PENA, JESUS DISSE QUE NÃO VEIO PARA OS SÃNS PORQUE OS SANS NÃO PRECISAM DE MÉDICOS MAS ELE VEIO PARA OS DOENTES PORQUE ESSES SIM PRESISAM DE MÉDICOS, JESUS NOS AMA E DEU A SUA VIDA PARA QUE POSSAMOS VIVER, UM ABRAÇO A TODOS

Anônimo disse...

Impressionante como esse artigo diz muito de mim! É como se a autora estivesse escrevendo o que eu já viví. Exodus, Rivotril, Paroxetina, Sertralina, Flioxetina..... Sejam bem-vindos! EU SÓ QUERO É SER FELIZ!

Anônimo disse...

Olá!
Doença do século neh pessoas? Também me foi receitado o bendito Exodus 10 mg, com uma suspeita de transtorno bipolar e o tal do pânico que me assombra. Não tenho coragem, vontade e nem energia pra sair da cama, sem contar que tudo de repente perde o sentido.
Tomei o primeiro comprimido e tive vômito. Depois de alguns dias tomei o segundo comprimido, com medo dos sintomas, mas tomei. Senti o coração acelerado, sem apetite, uma sensação que não sei explicar direito, mas parece que fiquei muito agitada.. e além disso tudo, menstruei no mesmo dia já estando 1 mes anterior sem menstruar. Não pude fazer extração do dente siso pq atrapalha a coagulação e dá hemorragia.
Não mensurei ainda os resultados, o fato é que tenho medo de depender dele, mas por outro lado, tenho medo de morrer de tristeza.

Anônimo disse...

Estou tomado esta droga Exodus 10mg 1 revotril 0,25 de manhã
A noite 1 revotril 2mg
Esta mi dado muito dor pernas e joelhos e dor nas costa diarréia dia 22/03 parei tomar este remédio dia 26/03 passei muito tremor foi almoçar engasguei tremor no corpo tentei falar com meu medico não deitei 1 Exodus 2 revotril 2mg dormi três horas melhorou e não parei de tomar mais . Estes remédios e bom mais da muita contra indicação dia 02 de abril vou ao medico
Tenho 58 anos estou tenho domar dejavu da tremenda impotência estou afastado pelo INSS sou motorista profissional de transporte escolar dia 05 de abril tem marcar nova pericia obs foi depois que minha van com alunos de quatro e sete anos rodou em enchente
Que fiquei com doença mais não morreu nenhum aluno eu trabalhava transporte escolar rural de Uberaba só levei pancada na cabeça prejudicou minha cervical estou fazendo tratamento com um neurologista e um ortopedista um fisioterapeuta psicóloga

Anônimo disse...

Oi, estou tomando o Exiodus há quase dois meses. Não tenho sintomas desagradáveis e pelo contrário ele vem me ajudando muito na eorganização das ideias, minha cabeça estava uma bagunça, me sinto mais confiante em sair sozinha e mens compulsiva principalmente no falar, parecia estar num estado de excitação 24 horas por dia, precisava de alguem sempre do meu lado.

Unknown disse...

Olha cuidado quando você for fazer uma consulta medica, e o medico de receitar predmisona e você estiver tomando remédios antidepressivo! A predsona te causa tristeza,mudança de humor, irritabilidade forte,olha passei por maus momentos chegando a pensar que o exodus tinha perdido o efeito! Isso tudo por causa de uma gripe forte que não precisava ser tratada com a predmisona

Anônimo disse...

Puxa! Parabéns pelo texto do blog. Muito bom de ler. Já pensou em ser escritora? Eu tbm faço uso do Exodus. Já usei Paroxetina, mas sofri muito pra deixá-la. Então mudei pro Exodus pq o médico falou que o desmame é mais fácil. Pelo que sofri no início do tratamento, acho que não será nada fácil deixá-lo. Porém, acredito que não conseguirei mais viver sem um antidepressivo. O que quero saber é se vou poder viver com ele por toda a vida... Se não me causará mais problemas do que os que já tenho.

Anônimo disse...

Boa noite. Gente, eu sei que não podemos tomar remédio por contra própria mas tomei, estava me sentindo desmotivada da vida, triste, auto estima baixo, chorosa, pensamentos ruins, ansiosa demais, brigando com a pessoa que mais gosto, sem paciência,, não era sempre mas boa parte, então uma colega de trabalho me falou desse exodus, ai me interessei mas fiquei com medo de tomar, consegui uma receita com um médico onde eu trabalhava, não e psiquiatra não, e comprei. Tomei no dia seguinte e a única coisa que senti foi dor de cabeça, segundo dia dor de cabeça tb, no 3 dia dor de cabeça e sono e comecei a notar um pouco mais tranquilo, hj estou no 6 dia e não senti mais dor de cabeça parece que nem tomo ele. Acho que tenho fobia social, meu coração dispara quando me vejo em situação de me apresentar em público, falar com chefia, ir a lugares que tem muita gente... Tanta coisa desse tipo... Vou procurar ainda um psiquiatra mas to com pouco de resistência, a pessoa que vivi comigo nem sabe que tomo. Vocês acham que eu tenho indicação em tomar esse remédio?

vencedor disse...

bom, tive ansiedade genaralizada e trantorno de panico, nao tomei nada durante 7 meses, tentei mudar meus pensamentos e desfocar a(s) causa(s) que levava ao ataque e a ansiedade. apos 3 meses ja nao tinha mais panico entao comelei a praticar exercicio fisico e aliviou ainda mais ( caminhada 3 x semana e musculaçao 3 x semana). hoje passei no psiquiatra para tratar, minha ansiedade e pouca mas tratar pra nao voltar.
exodus 0,5 e caso tenha panico rivotril 0,25
tudo tem cura, mas depende da vontade de quem tem a doença

Marco Antonio/RJ disse...

Foi o melhor post que eu li em um ano de tratamento... kkkkk, rindo muito aqui. Isso será uma fase em nossas vidas, ainda vamos rir muito disso tudo. Um forte abraço em todos.

Anônimo disse...

Olá li as postagens e percebi um certo descontentamento em tomar antidepressivos, tenho certeza que é melhor tomar do que arcar com as consequencias de uma vida sofrida emocionalmente, como diz um médico para o paciente: paciente: - Dr. tomar essas drogas deve fazer mal a saúde, médico: não faz mais mal do que ter sentimentos e sensações de pavor, tristeza, irritabilidade e oscilações emocionais diversas que impedem vc de ter uma vida produtiva, isso sim faz mal a saúde.

Unknown disse...

Olá adorei o blog estou tomando exodos p ansiedade generalizada. TOMO A DOIS MESES MAIS AINDA NAO ME SINTO TAO BEM NO COMECO ATE FIQUEI BEM MAS DEPOIS DE UM MES COMECEI A SENTIR NOVAMENTE ANSIEDADE CORACAO ASCELERDO E ANGUSTIA...

Unknown disse...

Olá adorei o blog estou tomando exodos p ansiedade generalizada. TOMO A DOIS MESES MAIS AINDA NAO ME SINTO TAO BEM NO COMECO ATE FIQUEI BEM MAS DEPOIS DE UM MES COMECEI A SENTIR NOVAMENTE ANSIEDADE CORACAO ASCELERDO E ANGUSTIA...

Unknown disse...

Tenho sindrome do panico minha pisquiatra me passou o exodus mais passei muito mal o primeiro dia muita dor de cabeça dor estomacal ai eu parei de tomar devido ao panico estou com medo de tomar e fiqua mais ruim ainda nao sei o que faço

Unknown disse...

Tenho sindrome do panico minha pisquiatra me passou o exodus mais passei muito mal o primeiro dia muita dor de cabeça dor estomacal ai eu parei de tomar devido ao panico estou com medo de tomar e fiqua mais ruim ainda nao sei o que faço

Anônimo disse...

Preciso urgente saber se tem efeitos colaterais sofro de crise de pânico a anos tomo Rivotril porém cansei de lutar sem outro medicamento, mas tenho medo absurdo de tomar remédio, e vendo alguns relatos o exodus me deixou trêmula achando que os efeitos colaterais são os piores do mundo, alguém pode me ajudar ?